sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O caso McCann

O que você faria se sua filha desaparecesse? O que faria se além do desaparecimento, a polícia direcionasse o tempo e esforço para provar que a menina está morta e que você é culpado pela morte dela? Assim está o casal McCann.

Ontem e hoje pude ler no G1 notícias nada boas sobre o caso da garotinha Maddie, desaparecida em Portugal no dia 03 de maio de 2007. Cães policiais encontraram cheiro de cadáver no carro alugado pelo casal, no apartamento e nos pertences pessoais. Tudo isso levando a suspeitas de que o casal tenha matado sem querer a garota e inventado o sumiço. Os pais estão tão desesperados que até se mostraram dispostos a passar pelo teste de detecção de mentira.

Sinceramente, não posso crer que pais amáveis possam matar sem querer uma filha e ainda dissimular por tanto tempo o desaparecimento dela. Acidentes acontecem e não vejo motivo para os pais chegarem a esse ponto. A garotinha, infelizmente, pode não estar viva, mas e se tiver? E se a falta de esperança da polícia impedir que a criança seja encontrada, desviando a atenção dos verdadeiros culpados para os pais da garota? O casal não está aceitando nem as doações para ajudar a encontrar a criança com medo de ser mal interpretado.

Ainda que seja provado que o casal nada tem a ver com o sumiço da filha, os danos dessa notícia espalhada a qualquer custo e sem responsabilidade podem ser irreversíveis. A vida da garota pode estar ainda mais ameaçada, os pais podem sofrer atentados e já estão sofrendo forte pressão psicológica.

Ninguém pode sair por aí julgando pessoas e direcionando informações que prejudiquem terceiros, pois todos são inocentes até prova contrária. Este casal está pagando por um crime que possivelmente não cometeu, sem direito a julgamento. Precisamos julgar menos e agir mais. Não podemos sair por aí brincando de polícia e bandido e acusando pessoas sem provas. A dor deste casal, que já era grande, está maior e parece que ninguém se importa com esta situação. Infelizmente, quando tudo isso se esclarecer, a imprensa já terá esquecido o caso e ninguém fará questão de divulgar a inocência do casal, pois boas notícias não dão audiência.

Nenhum comentário: