sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Um dia esquecido?

Hoje, ao assistir o jornal da manhã local, BA TV, vi que era o dia da árvore. Imediatamente veio a idéia de falar sobre o tema no blog, mas pensei: É claro que todos estarão falando do dia árvore! Pra minha surpresa, abri o Yahoo e nada de árvore; abri o google e nem uma mudança no título lembrando este dia, fui a blog de ecologia e nada! Então fui ao blog Cheiro de Mato e lá estava um bonito texto sobre a árvore. No texto, Thaís fala de algo que eu também refleti hoje ao assisti o jornal: Apesar de falarmos em dia da árvore e em ecologia, eu nunca plantei uma árvore. Uma daquelas bem grandes e frutíferas que nos permite ficar sob sua sobra e comer seus frutos.

Dizem que para um homem ser completo é preciso plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Achava esta frase direcional até refletir sobre o que ela quer nos dizer: Plantar uma árvore garante uma qualidade de vida melhor no futuro; ter um filho garante que criaremos mais um homem digno como nós e esse homem também tornará o mundo melhor; escrever um livro é deixar para esses filhos a noção de que eles são importantes para o mundo e que também precisam plantar árvores e viver em harmonia com o meio-ambiente. Não importa a ordem, mas é preciso plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.

É importante plantar e cuidar da árvore como quem cuida de um filho até que ela tenha força para buscar na terra todo o nutriente que precisa. Buscar para a morada dela um local onde as pessoas não queiram cortá-la para construir um prédio, uma calçada ou um jardim. Por isso deixo aqui a sugestão de
Thaís: Esse final de semana é um ótimo momento para plantarmos a nossa árvore.

Se alguém souber, na sua cidade, lugares onde é possível comprar ou receber gratuitamente mudas de árvores e site que ensinem como cuidar das mudas, por favor, coloque aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tem vários Hortos em Lauro de Freitas, pertinho de Salvador. Lá tem mudas.

Anônimo disse...

Achei como plantar árvores cítricas (http://pt.wikihow.com/Plantar-%C3%81rvores-C%C3%ADtricas)
Boa sorte.

Eduardo.

Geovana disse...

Achei um site que diz que cada clique é uma árvore plantada. Não consegui ver os projetos. Quem sabe alguém consegue? http://www.clickarvore.com.br

Anônimo disse...

Passar aqui para dar uma fuçadinha nos seus posts e dizer oi. Beijos, Simone Quintas

Geovana disse...

Obrigada. Visitem sempre o blog!

Beijo.