quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PORRA!!!!

Porra velho, ontem fui almoçar com a galera da SAP e uma das meninas fez um comentário da porra. Disse que porra aqui era usado pra tudo. Então fui procurar a porra do resuminho sobre porra pá mostrar a ela e resolvi colocar aqui também porque o finalzinho é da porra!
Se gostarem vejam também o significado de baiano na Desciclopédia:  http://desciclopedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Baiano
A saudação baiana em Sem Livros: http://semlivros.blogspot.com/2009/04/baiano-na-reforma-ortografica.html
E um ótimo texto (acho que até melhor que esse), indicado por Sylvio: http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=porra



"
PORRA: o tradicional. Significa qualquer coisa: poxa, poxa-vida, coisa, negócio, etc. Exemplo:
- Eu não quero essa PORRA.

PÔRRA!: este é com raiva, quando você fica p da vida. Quando seu cachorro mijou novamente no sofá:
- Pôrra! Pôrra! Mil vezes pôrra!

PUURRA!: este é de espanto. Mas também pode ser usado para coisas boas. Tipo:
- Fulaninho ganhou na loteria!
- PUURRA!

PORRAAA…: uma decepção. Por exemplo, quando o Bahia perde mais um jogo pro Vitória. Você pergunta:
- O Bahia ganhou?
- Perdeu de goleada!
- PORRAAA…

POOORRAAA…: Este é para quando você não acredita que alguém fez alguma coisa, ou acredita e se espanta. Ou, ainda, quando esqueceu alguma coisa. Por exemplo:
- Rapaz, “não sei quenzinho” quebrou o bar inteiro!
- POOOORRAAAA…

QUE PORRA!: que miséria! Que disgrama!

UMA PORRA!: quando você quer desmentir alguém:
- UMA PORRA que fui eu!

A PORRA!:
- A PORRA que vou nesse 15 anos.

NESSA PORRA!:
- Tá bom. Eu vou NESSA PORRA!

QUE PORRA É ESSA?!: Quando você pega sua mulher na cama com outro:
- Que Porra é essa?!
Quando um amigo tá bebendo alguma coisa:
- Que Porra é essa?!
E até quando seu amigo tem uma atitude meio afeminada com você:
- Que Porra é essa?!

A PORRA TODA!: tudo, todo:
- Vou quebrar A PORRA TODA!

ÊTA PORRA!: Quando você vir um acidente de carro, não tem escapatória:
- Êta porra!
… E AS PORRA!: para dar ênfase à frase:
- Rapaz, Marcelinho deu um chute no olho do cara E AS PORRA!

PORRA NENHUMA!: conhecido também como PN:
- Acertou alguma questão da prova?
- PORRA NENHUMA!

METER A PORRA: não é literalmente. Este é bater em alguém:
- Vou METER A PORRA naquele maconheiro descarado! (Na Bahia todo adjetivo é composto)

PORRA, VELHO!: você se decepcionou com alguém:
- Rapaz, não deu para fazer o que você me pediu.
- PORRA, VELHO!

ESSA PORRA!:
- Me dê ESSA PORRA!

SUA PORRA!:
- Tome SUA PORRA!

SEU PORRA!:
- Vá arranjar um jegue pra se esfregar, SEU PORRA!

DA PORRA!: muito bom ou muito ruim:
- Rapaz, o show foi DA PORRA!
Ou
- Tô sentindo uma dor DA PORRA!

COMO A PORRA!: calma, não é isso que você está pensando. Significa muito, bastante:
- Rapaz, “Seu Coisinho” comeu moqueca COMO A PORRA!
Ou
- Rapaz, o Vitória tá jogando COMO A PORRA!

NEM COM A PORRA!: o mesmo que “nem fodendo”, “nem amarrado!”:
- Rapaz, eu não vou para São Paulo NEM COM A PORRA!
“SINHA” PORRA!: quando você tá retado com sua mulher, você fala:
- Venha cá, SINHA PORRA!

PORRETA!:
- Ô fio, esse seu carro é PORRETA!

PORRA-LOUCA: irresponsável, maluco, inconsequente.

NA CASA DA PORRA!: longe pra burro:
- Idelbrando mora lá NA CASA DA PORRA.

VÁ PÁ PORRA!: é o mesmo que “Vá se danar!” e sinônimos…

MAIS QUE A PORRA!:
- Tô trabalhando MAIS QUE A PORRA!

PORRA, PORRA:
- Cadê a PORRA, PORRA?

NA PORRA:
- O carro passou aqui virado NA PORRA!

PORRINHA: esse é pra xingar criança de modo carinhoso:
- Vou te dar uma surra, seu PORRINHA!

MINHA PORRA!: expressão muito utilizada para exaltar algum orgulho masculino:
- Tricampeão, MINHA PORRA!

VAI, PORRA!: Para dar pressa.

ESPORRO: É… Por essa você não esperava, mas esporro também vem de porra. Pode olhar na porra do Houaiss."
Fonte: http://farinhademandioca.wordpress.com/2009/05/18/porra/

Nenhum comentário: