quinta-feira, 8 de julho de 2010

Incêndio nos casarões da Saúde


Essa noite dois casarões do Centro Histórico foram incendiados. Felizmente, das 12 famílias que habitavam o local, todas se salvaram e estão bem.

Eu morei na Saúde muitos anos e as sirenes do Corpo de Bombeiros sempre me deixavam apreensiva. A Saúde, Centro Histórico de Salvador, é um bairro de muitos casarões abandonados onde famílias de classe baixa pagam um aluguel a exploradores para viver em ambientes arriscados e quartos fétidos. São muitas crianças vivendo no local, meninos e meninas que não tem opção de vida e nenhum outro lugar para morar. Além da convivência com marginais e drogados, essas crianças correm sério risco de morrer soterradas por uma parede ou presas em um incêndio. Os pais trabalham pelo centro da cidade e morar nos casarões os faz economizar em transporte.

Felizmente eu ainda não presenciei nenhuma tragédia. Algumas crianças eu pude conhecer e brincar por causa das minhas cadelas que sempre as atraia pra perto, uma delas (Gabriel) até mostrei aqui no blog. São crianças lindas e que merecem o melhor do mundo. Peço a Deus que nada aconteça naqueles casarões, que sempre ampare cada uma das nossas crianças e o futuro possa ser bom, apesar de tudo.

3 comentários:

Rita de Cassia disse...

Quando acontecem essas "tragédias" (incêncios, inundação, soterramentos, quedas de barreiras, etc.) pensamos: Como é que se mora num lugar desses? As vezes é o único lugar "onde dá" pra morar. Eu moro perto de um rio e fico muito insegura quando chegam as chuvas, penso se vai chegar água na minha casa e como estão as pessoas que moram ainda mais perto. Moro alí porque foi onde deu. Foi alí que pudemos construir nossa casa e morar quase como num sítio em plena área urbana. O valor que gastei lá jamais daria para ter uma casa em outro local melhor. Talvez por isso eu possa compreender o "morar em área de risco".
Mas, como nem tudo é ruím nessa vida, são poucos meses de chuva e muitos de sol, portanto não sofro tanto assim.
bj bj bj

Geovana disse...

É, são as diferenças sociais do nosso país, infelizmente.

Beijo.

Geovana disse...

É, são as diferenças sociais do nosso país, infelizmente.

Beijo.