sexta-feira, 6 de junho de 2008

Refazenda...

Heis aqui minha primeira árvore plantada, meu abacateiro.
Eu achava que, para plantar uma árvore, precisaria de um terreno grande, mas isso é bobagem. Começo plantando a árvore, depois o terreno virá e nele a casa será construída.

O abacateiro tem um significado importante para mim. Embora eu não goste do sabor (minha família ama), ele me traz recordações maravilhosas de minha infância, pois seu fruto é só uma das delícias que ele pode nos proporcionar. Ele traz a cigarra; seus pequenos frutos são ótimos para criar fazendinhas de brinquedo; sua sombra é vasta e seus galhos são ótimos para peripécias de criança.

Descobri meu abacateiro ao acaso quando, ao abrir o abacate, encontrei uma semente nascendo, logo foi por acaso que descobri que posso plantar todas as árvore que eu desejar para minha futura casa. Já plantou a sua árvore? Então comece hoje; você só precisa de um vaso, uma terra boa e uma semente. Depois é só ter cuidado e carinho e quando ela estiver grandinha já existirá um lugar ótimo para que viva em plenitude.

"Abacateiro acataremos teu ato
Nós também somos do mato como o pato e o leão
Aguardaremos brincaremos no regato
Até que nos tragam frutos teu amor, teu coração
Abacateiro teu recolhimento é justamente
O significado da palavra temporão
Enquanto o tempo não trouxer teu abacate
Amanhecerá tomate e anoitecerá mamão
Abacateiro sabes ao que estou me referindo
Porque todo tamarindo tem o seu agosto azedo
Cedo, antes que o janeiro doce manga venha ser também
Abacateiro serás meu parceiro solitário
Nesse itinerário da leveza pelo ar
Abacateiro saiba que na refazenda
Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar
Refazendo tudo
Refazenda
Refazenda toda
Guariroba"

(Refazenda - Gilberto Gil)

3 comentários:

Ela disse...

Oi, acabei de ver que voce plantou um abacateiro! Eu não sabia cuidar de plantas ate há pouco tempo... mas quando começei, me apaixonei. Não entendo hoje porque todas as pessoas não lotam suas casas de flores, plantas, árvores, hortas!!! Espaço a gente sempre arranja!! abraços, Ela

Geo disse...

Plante ontem um pé de pinha. Ainda não sei se o nome é pinha, mas o gosto é bem parecido, uma delícia! Se der certo, vou plantar várias árvores!
Cuidar de plantas é começar. A gente acha que é difícil, mas quando pega o jeito não pára mais.

Beijo.

Carla Beatriz disse...

Ai, adoro abacates! Eu sempre fui defensora das árvores e vivia plantando minhas sementes de pitanga, das quais nasceram várias plantinhas em meu quintal. Mas eu me separei, vendi a casa e não tenho mais pátio nem terra para plantar uma árvore. Snif.