quarta-feira, 12 de março de 2008

Vale do Ribeira

Um grupo de manifestantes invadiu o IBAMA-SP na tentativa de impedir a contrução de uma usina hidroelétrica na região do Vale do Ribeira. Só pra se ter uma idéia, este vale é considerado um "paraíso ecológico" e uma "pequena amazônia", tamanha sua importância ecológica.
Veja no G1 a reportagem.Não sou nenhuma especialista para defender ou não a construção da hidroelétrica, mas me interessei pelo assunto e fui em busca de informações sobre essa região. Para minha grata surpresa, o lugar é a maior área contínua de Mata Atlância do Brasil. É lindo de viver! Veja as imagens e a história do local.
De tão importante e bela, esta região do Vale do Ribeira recebeu da Unesco, em 1999, o título de patrimônio natural, socioambiental e cultural da humanidade. Esta reserva localiza-se entre os estados de São Paulo e Paraná, estendendo-se ao longo de 2 830 666 hectares (28 306 quilômetros quadrados) - 1 119 133 hectares no Paraná e 1 711 533 hectares em São Paulo[1].

Diante de tamanha importância e beleza fica a minha resposta pessoal: O homem não tem o direito, mesmo sob a maior das justificativas, de destruir 01mm deste patrimônio tão rico em beleza natural e cultural. Somos inteligentes e capazes o suficiente para provermos uma solução que não seja agressiva à natureza. Espero que o bom senso prevaleça.

Imagem: [1]http://www.ciliosdoribeira.org.br/ovale/conheca

2 comentários:

Ana Cláudia disse...

Oi, Geo!

Estou contigo e não abro!
Adorei o texto e que lindas fotos!Nunca tinha visto fotos do Vale do Ribeira, só tinha ouvido falar.
obrigada por tanta informação!

Tem um prêmio prá você lá no blog!
Beijos!

http://ofuturodopresente.blogspot.com/2008/03/prmio-eu-vou.html

Geovana disse...

Obrigada pelo presente. Já está aí no blog e em breve indicarei meus escolhidos.

Também não conhecia o lugar até ver a notícia no G1. Essa repercussão é boa pra gente ver que todo movimento por algo de bom é válido.