sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

As cotas



Essa semana Ivo, do blog O Futuro de Presente, abriu um questionamento que considero importante: Por que criar cotas para negros nas universidades? Essa atitude instiga o preconceito racial no Brasil?

Certa vez vi o presidente Lula defendendo a criação das contas como uma forma de nivelar os negros por cima, pois se fosse esperar os frutos da educação de base, o resultado demoraria a ser alcançado e os negros estariam sempre em desvantagem . Depois da boa argumentação, eu também as defendo porque acredito que, mesmo havendo algumas avaliações indevidas entre quem é negro ou branco, a maioria negra será beneficiada. Se esperarmos os negros ganharem uma educação de base para entrar com igualdade em uma universidade, eles jamais alcançarão os demais porque a ideia é que todos evoluam e não que os negros cresçam enquanto os demais esperam.

O pro uni, uma medida paralela às cotas, é importante para que as cotas funcionem, pois permite que todos que tenham estudado em uma escola pública, possam fazer prova e concorrer a bolsas de estudo em universidades particulares. Essa medida favorece brancos, negros, amarelos, partos, desde que sejam pessoas de classe menos favorecida. Junto com o pro uni, o governo incentivou a criação de inúmeras faculdades em todo o Brasil e, desta forma, o acesso ao estudo de terceiro grau descentralizou e popularizou.

As cotas para negros não geram preconceito porque a maioria dos brasileiros já aprendeu a se respeitar. Inclusive, depois das cotas, todos querem ter o famoso "pé na senzala", ou seja, admite sua origem negra. O preconceito no Brasil é social. O pobre é o excluído e, como a maioria pobre também é a maioria negra, dá-se a impressão do preconceito racial.

Disponibilizar cotas para os negros, bolsa de estudo e possibilidade de estudar, formam medidas importantes para o crescimento do país e a colocação dos negros na sociedade. Sei que, daqui a alguns anos, essas pessoas que estão se beneficiando com bom estudo, terão seus filhos e poderão dar melhor estudo a eles. É uma revolução de cima pra baixo e isso funciona.

Imagem: Essa imagem é dos gêmeos de cor diferente, coisa mais linda. Vejam a reportagem no blog http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2006/10/gmeos-coloridos.html

Nenhum comentário: