terça-feira, 8 de novembro de 2011

Desmistificando minha gravidez

Primeiro Mito: Gravidez após os 30 anos é complicada. Aos 29 anos os médicos me diziam que eu deveria engravidar antes dos 30. Após os 30, que eu deveria engravidar até, no máximo, 35 anos, pois passando disso seria bem complicado, precisando provavelmente de tratamento. Aos 36 anos, após encontrar alguém com tanta vontade de alegria de ter um filho quanto eu, engravidei no segundo mês de tentativa.


Segundo Mito: Gravidez após os 35 é de risco. Estou concluindo o terceiro mês com sucesso e sem riscos aparentes. A ultrassom morfológica apresentou excelentes resultados, não tive sangramento ou qualquer outro problema. É claro que desde o início procurei repousar, usar roupas leves, melhorei a minha alimentação, abandonei os saltos e a academia. Vou poder fazer atividade a partir do quarto mês.


Terceiro Mito: Grávidas tem desejo. Marido está triste em não ter que sair correndo à noite para atender um desejo meu, mas realmente não tive desejos. Tive uma mudança alimentar. Passei a consumir mais frutas, iogurte e suco. No início não conseguia pensar em tomar leite ou café e não tive vontade de comer chocolate (coisa rara na minha vida). Segui meu instinto do que era mais saudável e de melhor digestão. Vontade de comer algo acontece, mas é necessidade nutricional de coisas que posso ter em casa, sem a exigência dos desejos.


Quarto Mito: Grávidas enjoam muito, principalmente nos primeiros meses. Posso contar nos dedos de uma só mão as vezes que enjoei, mas para isso não acontecer, descobri uma técnica pessoal: manter-me alimentada. Eu percebi que o incômodo só vem se eu ficar sem comer ou se ingerir coisas pesadas. Então tenho sempre frutas, barra de cereal, iogurte e geleia de mocotó à disposição. No início assaltei muito a geladeira à noite, pois isso evitava o enjoo matinal. Escovar os dentes só depois de comer uma fruta. Agora o organismo parece estar normalizando quanto à alimentação, mas isso também não foi problema algum.


Quinto e Último Mito: Grávidas não podem ter contato com animais. Até hoje beijo, abraço, cheiro e faço muito carinho nas minhas cadelas. Isso me faz muito bem. É claro que evito animais de rua, assim como evito carnes mal passadas, pois não sou imune a toxoplasmose.

Os mitos são só uma brincadeira para dizer a vocês como está essa gravidez, contradizendo tudo o que prometeram, graças a Deus. Sei que tem muitas mulheres que passam por tudo isso pelo desejo de ser mãe. Nós aceitamos a gravidez com pacote completo só pela realização da maternidade.

Para quem quer ser mãe, só tenho a dizer que esqueça os medos e os mitos e, se possível, esteja com um parceiro que ame tanto a ideia quanto você. Tudo o que vier seu corpo saberá exatamente como controlar. Nunca é tarde para ser mãe, então comece hoje.

2 comentários:

Rita de Cassia disse...

Geo, acho que já te contei, minha primeira gravidez já foi depois dos trinta imagina a segunda... já estava com trinta e oito. Na primeira tive enjoos mas isso é comum pra mim. Depois de comer tenho que tirar o prato da minha frente, então, não enjoei por causa da gravidez. E uma coisa que aprendí nos livros: índia não tem desejo portanto, eu também não. Não sou índia, apesar de ter parentes distantes índios mas uma índia é antes de tudo uma mulher e sua cultura não "permite" determinadas coisas da vida dos não índios.Minhas taxas estavam tão perfeitas que não foi necessário nem uma vitamina sequer. Tudo por causa de uma alimentação muito sadia, livre de hamburguers, mostardas, catchups, etc., etc... sadia mas não em quantidade suficiente ... digamos que goooosto de comer e engordei bastante. Na conclusão podemos dizer que apesar da idade ser um fato relevante podemos ter uma gravidez saudável, acho que desde que a mulhar-mãe seja ou queira ser saudável. Hoje tenho filhas liiiindas (16 e 11 anos) e apesar das malcriações típicas, ser mãe é muuuuito bom!!!!!!!!!
Parabéns! e um beijão beeeeem grande

Anônimo disse...

Olá!
Parabéns!!!
Também tive minha última filha após os trinta e não senti nada, além de muita fome.
Já sabe o sexo? Já escolheu o nome?
Que venha com muita saúde e traga muita harmonia.
Abraços,
Lilika.