sexta-feira, 20 de maio de 2011

Parece ficção científica, mas não é


Parece uma cena de filme de terror, dessas em que o mundo se acabou e as pessoas tentam sobreviver, mas não é. Essa imagem é do Paquistão, logo depois de uma enchente.

Veja reportagem da Super Maio 2011-Supernovas:

A fuga das aranhas
Meagaenchente no Paquistão faz milhões de aracnídeos invadirem as árvores do país. E isso é uma coisa boa.


Envoltas em uma penugem branca, as árvores parecem grandes pedaços de algodão-doce espalhados por um lugar semidesértico. É um cenário insólito, alienígena. Mas real: fica no Paquistão, que no ano passado foi afetado por uma enchente de enormes proporções - em uma semana caiu o equivalente a 10 anos de chuva, com efeitos violentíssimos sobre a população (cerca de 20% de todo o território do país ficou submerso). Mas os seres humanos não foram as únicas vítimas da catástrofe: para escapar da água, milhões de aranhas se refugiaram nas árvores do país, nas quais construíram enormes teias.
O fenômeno é visualmente assustador, mas tem sido considerado positivo do ponto de vista ecológico. Isso porque as aranhas se alimentam de mosquitos transmissores da malária - e estão ajudando a conter a proliferação desses insetos nas áreas alagadas. Texto Bruno Garattoni

Nenhum comentário: