quarta-feira, 28 de julho de 2010

Amor Próprio

Vejo em muitos relacionamentos a falta de amor próprio que se concretiza em dois comportamentos extremos. Ou a pessoa se anula em função da outra ou a despreza totalmente. Amar a si próprio não é desprezar o outro, é dar atenção a si mesmo e se deixar ser amado sem se deixar ser anulado.

É impossível definir qual característica de uma pessoa vai atrair outra, mas uma em especial, é imprescindível: o amor próprio. Todos admiramos alguém que se cuida, busca o melhor pra si e pra o mundo ao redor. A pessoa que vai em busca dos sonhos, procura se melhorar e se valorizar, se preocupando sempre com o bem-estar comum. Ter amor próprio é um passo importante para ser amado e isso é bíblico "amar ao próximo como a si mesmo", ou seja, para amar o próximo é preciso se amar primeiro.

Quem não se ama normalmente apresenta um dos dois comportamentos extremos: Um é anulação de si próprio pelo outro. A pessoa somatiza nas outras suas carências e frustrações; cobra demais, se doa demais e sufoca quem recebe essa doação porque não se consegue admirar quem não se ama e não se valoriza. O outro extremo é a super valorização através da desvalorização do outro. É quando, não sabendo medir o limite do amor próprio, resolve que é desprezando que se conquista os outros. No início até que funciona, mas pessoas bem resolvidas acabam fugindo desse tipo de relação, restando apenas relacionamentos doentios onde o desprezo passa a ser a regra.

Saber amar a si próprio, se gostar, cultivar o que é bom pra si e semear o amor ao redor é uma ótima maneira de amar e ser amado. Os extremos são perigosos e desnecessário.

2 comentários:

Sofia disse...

Muito verdade!!!:)
Eu costumo dizer,primeiro temos que gostar de nós próprios porque se não gostarmos de nós, que gostará?:)
Olá geova, já estava com saudade de te ler!Tenho vindo muito pouco (ou quase nada) aos blogs e também já há muito que não escrevia no meu...agora estou a retomar aos poucos.

Deixo-te um beijo grande, com votos de que tudo estejas muito bem.

Beijos
Sofia

Geovana disse...

Oi Sofia, bom saber que está escrevendo novamente.

Estou bem, graças a Deus. Em breve passo lá no seu cantinho.

Bjo.