segunda-feira, 10 de maio de 2010

SAP, O Desafio

Semana passada começou oficialmente o novo projeto na Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) e eu integro a equipe que irá implantá-lo. O Governo do Estado, a Embasa, o BNDES e o BNDESPAR assinaram a subscrição de debêntures simples, no valor de R$ 80.442.240,00, para aplicação desses recursos no aprimoramento da gestão, governança corporativa e desenvolvimento institucional da Embasa, sendo R$ 30.000.000,00 destinados ao projeto de implantação do SAP. A consultoria que ganhou a licitação para implantação do SAP é a CSC. São, por enquanto, 90 integrantes do projeto, metade da CSC e metade da Embasa (concursados e terceiros).


O projeto tem previsão de término em 14 meses, que deverá ser cumprido com exatidão só aceitando atraso por motivo de forçam maior. O desafio está justamente em mudar conceitos e quebrar preconceitos em 14 meses. Pessoas que irão se conhecer e se superar em um prazo bastante apertado para o ritmo de uma empresa acostumada com outro ritmo de trabalho.

Alguns podem estar curiosos para saber o que é SAP e ERP, então vamos a uma breve explicação:

ERP, Enterprise Resource Planning, é uma solução para integração entre áreas diversas de uma organização que pode ser composta por uma ou mais empresas. Existem algumas soluções de ERP no mercado, mas o SAP é o mais completo, portanto é até difícil encontrar conteúdo que separe SAP de ERP. Imagine uma indústria que precisa elaborar projetos, comprar matéria-prima,contratar pessoas, vender, faturar, gerar balanço e informações gerenciais. Um ERP deve prover solução integrada e adaptada às necessidades da organização, aproveitando cada informação e gerando relatórios consistentes no final do processo. As definições de ERP tem sempre muitas letrinhas associadas, mas eu gostei bastante da explicação do site www.cbsconsulting.com.br/erp.htm.

SAP: SAP é uma empresa alemã, maior provedora de ERP do mundo. O SAP ERP é um sistema tão complexo, tão cheio de transações e interações que fico até sem jeito de chamar de sistema. Como disse um consultor, a SAP não vende sistema, vende processos. Quando uma organização resolve implantar o SAP ela sabe que muitos processos e culturas serão mudados e esse é o maior desafio no projeto. O SAP foi elaborado e evoluiu baseando-se nos melhores processos mundiais, portanto implantar o SAP sem melhorar os processos internos é jogar dinheiro fora. A implantação de um ERP muda conceitos e envolve pessoas. Para saber mais sobre o SAP indico o site oficial: http://www.sap.com/brazil/solutions/business-suite/erp/index.epx

À medida que eu entender melhor o SAP, trarei novas informações. Por enquanto o que tenho é mais expectativas e desejos do que conhecimento. Aprenderemos juntos e daqui a 14 meses espero colocar neste blog que a implantação do SAP na Embasa foi sucesso absoluto. Até lá, torçam por nós.

Fonte: http://www.embasa.ba.gov.br/novo/noticias/detalhar.asp?cod=784

2 comentários:

Rita de Cassia disse...

Na verdade não entendí muita coisa. Acho que aprendo mais na prática. Mas fico felíz que esteja participando de algo inovador. E que esteja animada.Depois me conta TUUUUUUUDO!!!!!
bj bj bj

animeworld disse...

oiii.
legal, mas e aí? Você poderia fazer um post explicando como foi todo o processo ein =)