quarta-feira, 31 de março de 2010

BBB 10: A vitória de Dourado


Alguém ficou surpreso com a vitória de Marcelo Dourado no BBB 10?

Apesar de eu ter votado na Fernanda porque achei ela uma guerreira, uma representação da força femina, não fiquei espantada com o resultado, principalmente com a baixa votação do perfeitinho Cadu.

Dourado e Fernanda são os exemplos de "heróis" brasileiros. Pessoas comuns, cheias de defeitos, de preconceitos, mas com força para lutar, dar a volta por cima e seguir adiante. Acho que os dois foram vencedores e merecedores de tudo o que levaram.

Apesar do preconceito declarado dos intelectuais, o BBB é um programa que reflete os anceios e desejos dos brasileiros, desperta o sentimento mais escondido de cada pessoa que vota e vê no representante escolhido seus próprios dilemas e defeitos.

Só pra que entendamos o que foi o BBB 10, deixo aqui um trecho do livro "A Arte de Correr na Chuva" onde o autor "cachorro" descreve o que é um herói de verdade. O herói não é o homem perfeito como Cadú, o herói é o homem imperfeito que supera a si mesmo para vencer a guerra, batalha após batalha sem perder o fôlego. Dourado foi esse herói brasileiro, mesmo que aos olhos de muitos ele pareça um mau exemplo, um homem tosco e assumidamente homofóbico.

"Quem seria Aquiles sem o seu tendão? Quem seria Salomão sem Dalila? Quem ser Édipo sem os pés tortos? ...
O verdadeiro herói é imperfeito. O verdadeiro teste pra um campeão não está na sua capacidade de triunfar, mas na de superar obstáculos - de preferência criados por ele mesmo - a fim de triunfar. Um herói sem defeitos não é interessante para o público ou para o universo, pois, afinal de contas, o conceito de herói se baseia no conflito e na oposição, no encontro da força irreversível com o objeto irremovível"
(trecho do livro A Arte de Correr na Chuva - Garth Stein)

Imagem: http://correio24horas.globo.com/recursos/BancoImagens/%7B812BA3C4-E884-416A-AC71-627D2410EDDC%7D_0,,37178476-EXH,00.jpg

Nenhum comentário: