terça-feira, 17 de novembro de 2009

Por um Brasil sem animais em circos

Recebi esse email e acho importante repassar. Animais em circo é realmente algo triste. Pude ver no circo de Beto Carreiro e achei lamentável a tristeza nos olhos daqueles animais. Nunca esqueci aquela imagem de falta de vida nos olhos daqueles serem de Deus.

Certa vez vi um documentário com o homem que lançou Fliper, o Golfinho. Ele disse que foi o arrependimento da vida dele ter feito o filme e hoje ele fez um documentário falando da matança para capturar golfinhos para aquários. Ele elogiou o Brasil por não permitir aquários de golfinhos.

Precisamos conseguir o mesmo feito com os animais de circo.

Eu vou escrever a minha carta, enviar e publicar aqui. Enquanto isso, leiam o texto e, quem sabe, façam o mesmo. Enviem suas cartas.

---------------------------------


Por um Brasil sem animais em circos

Uma oportunidade única: a proibição federal do uso de animais em circos.

Há uma grande probabilidade do projeto de lei pela proibição federal do uso de animais em circos ser votado esta semana na CCJC, pois já consta na pauta de votação do dia 17/11 dessa comissão.

Você pode ajudar! Pressione os parlamentares a votar a favor do PL 7291/2006 (na forma do seu substitutivo), ou seja, pela proibição do uso de animais em circos no Brasil.

Envie emails para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), o deputado Tadeu Filippelli (PMDB/DF) – dep.tadeufilippelli@camara.gov.br – e para os titulares e suplentes da CCJC:

Acesse no site da WSPA Brasil os emails dos deputados federais titulares e suplentes da CCJC.
Caso deseje, utilize o modelo de carta da WSPA. (copie e cole em seu email)

Escreva para os deputados federais do seu estado e mostre a eles que os brasileiros desaprovam maus-tratos contra animais. Em todo o mundo diversos países já proibiram o uso de animais em circos, confirmando a tendência internacional de promover o circo sem animais. No Brasil, a atividade é proibida em 06 estados e em mais de 50 cidades. Vamos lutar agora por uma lei federal que acabe com animais em circos, estamos muito perto de consegui-la!

E por que acabar com a utilização de animais pelos circos?

Só por meio da violência pode-se fazer com que um animal selvagem execute comportamentos que vão contra a sua própria natureza, como pular um arco de fogo, dançar ou andar de bicicleta. No circo, os animais passam por treinamentos que envolvem choques elétricos, chicotadas, chapas quentes e outros meios violentos de adestramento.

Os animais vivem, ainda, permanentemente presos a correntes ou confinados em pequenos espaços, e em constante transporte. Ficam em condições de higiene impróprias, são usualmente mal alimentados e não recebem assistência veterinária adequada. Além disso, oferecem grande risco ao público, como mostram os acidentes frequentemente denunciados pela mídia.

Pela tradição e a arte do circo, porém sem animais

A exploração da dor do animal como forma de diversão é incompatível com os princípios da educação ambiental e com os valores sociais exigidos pelo nosso tempo.

A WSPA é a favor da tradição circense no Brasil e o proposto é que essa importante manifestação cultural evolua em nosso país. A WSPA apoia os artistas que dedicam suas vidas a surpreender e entreter a população, sem animais.

Nenhum comentário: