quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Elaine, Plantando Jardins com Pedras...

Ontem, sentindo um cansaço no corpo e na alma, resolvi trocar os cursos de línguas por um bom vinho e um bom livro. Comprei um abridor de vinho, desses ideais para mulheres solteiras e o livro "Cartas Entre Amigos" de Gabriel Chalita e Pe. Fábio de Melo. Para minha grata surpresa o primeiro capítulo me lembrou uma amiga comum a muitos de nós, Elaine.

O livro começa com a carta de Gabriel ao amigo Pe. Fábio. Nesta carta ele cita a história de Cora Coralina que conseguiu transformar as pedras da sua vida em jardins. Então, vejam se não parece com Elaine? Das poucas cartas que li na blogagem a dela foi justamente a mais triste e mais feliz, a que mais me emocionou e me fez pensar na vida. Além disso, ela conseguiu fazer com que mais de 100 pessoas publicassem seus maiores medos e erros... me parece que transformou não apenas as suas pedras, mas as de todos nós.

Elaine, você sabe o que é o amor de Deus, aprendeu a amar com a dor, a amar sem ser amada e recebeu amor de volta. Se um dia puder, leia este livro e lembre-se de si na primeira carta. Saiba que é, a cada dia, alguém mais especial para mim.

Das pedras

Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.

Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.

Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.

Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

Cora Coralina

(1889-1985)

3 comentários:

Elaine Gaspareto disse...

Geovana,
Que posso dizer? Sinto um alento no coração ao pensar que longe de mim vive alguém que, sendo tão diferente de mim, me enxerga com tanta clareza.
Suas palavras me trouxeram lágrimas aos olhos...de novo.

Rosi disse...

Geovana
Vc me deixou curiosa para ler o livro, deve ter realmente uma mensagem muito bonita. E que linda homenagem à Elaine, ela realmente merece.

Ah, como de costume hoje lá no Mundinho tem entrevista especial. Passa lá.

Um ótimo final de semana.

Alexandre M. Lima disse...

Geo,

O link que você colocou para o www.bibliacatolica.com.br está com vírus, hein! Meu antivirus pegou aqui e bloqueou a parte do seu blog que tem o link. Veja isso!