quarta-feira, 13 de maio de 2009

O dom de ser mãe

Cérebro da mulher muda quando ela se torna mãe

Novas conexões entre os neuronios explicam o fascinante instinto maternal
O amor incondicional da mãe pelo filho desperta a curiosidade. A força destes sentimentos, inclusive, motivou os pesquisadores a descobrir o que está envolvido na relação: segundo eles, após se tornar o mãe, a mulher apresenta alterações no cérebro, que se adapta para viver um novo tipo de amor.

De acordo com o neurologista Ricardo Teixeira, acontece um deslocamento do eixo de preocupações de uma mulher, fazendo que suas próprias necessidades passem a se concentrar também no cuidado e bem-estar dos filhos. "O cérebro materno é, por definição, um modelo espetacular do fenômeno de neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro em criar novas conexões em resposta a um estímulo", explica o especialista.

O especialista explica que essa transformação acontece devido a estímulos próprios da maternidade, como a amamentação. "Pesquisas apontam que não só as alterações hormonais, mas também o ambiente rico em estímulos associados à maternidade, com múltiplas tarefas, sons e cheiros totalmente novos têm um papel importante nesta adaptação", afirma Ricardo Teixeira.

Fonte: http://msn.minhavida.com.br

2 comentários:

Geovana disse...

Normalmente quando o texto não é meu o coloco em itálico, mas esqueci e não vou mudar, tá? Recebi o texto por email, procurei a fonte e achei esse site que é uma revista eletrônica.

Sofia disse...

É verdade, já tinha reparado na mudança de muitas mulheres (minha próximas)quando foram mães...os filhos fazeram milagres!E pelos vistos há explicação.
Interessante este tema.

Beijos*