domingo, 22 de março de 2009

Dia da água...

Hoje é o dia da água e eu, como boa embasiana (funcionária da embasa - empresa baiana de águas e saneamento), venho aqui lembrar que precisamos cuidar deste bem tão precioso.


"Água, quem desperdiça não tem um pingo de consciência"
(Slogan Embasa)

Algumas dicas:

Escovando os dentes: Enquanto estiver escovando os dentes, deixe a torneira fechada, só abrindo a mesma na hora de enxaguar a boca.

Lavando roupas e louças: Quando estiver ensaboando roupas e louças, feche a torneira e volte a abri-la na hora de enxaguar.

Utilizando o vaso sanitário: Dê menos descargas, afinal os vasos representam 25% do consumo doméstico. Também regule periodicamente a válvula ou caixa de descarga e nunca jogue lixo dentro do vaso.

Lavando as mãos: Ao usar o sabonete, feche a torneira e só abra quando for enxaguar.

Tomando banho: Os banhos consomem 35% da água de uso doméstico. Por isso evite banhos demorados e use o sabonete com o chuveiro fechado. Idem para o shampool.

Encontrando vazamentos: Confira se não há vazamentos na sua casa/Ap. Verifique todos os pontos de água: torneiras, bóias de caixa, registros, etc. Nestes pontos, os vazamentos representam 15% do consumo diário de água. No verso da sua conta, você encontra mais sugestões.

Preocupação com o Meio Ambiente:

A preocupação com o meio ambiente cada vez mais ganha proporções significativas e o pensamento ecológico instalou uma nova cultura mundial em que o meio ambiente é fator determinante de uma vida com mais qualidade. Para se ter uma ideia, apesar do planeta ter cerca de dois terços só de água, 97% são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais e 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água. Com o objetivo de chamar atenção para a questão da escassez da água e, consequentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água.

Fonte: Redigido, por um colaborador, de um baner distribuído na fábrica Norsa (Franqueada Coca-Cola The Company).

3 comentários:

Unknown disse...

Eu já utilizo essas recomedações a muito tempo Geo, eu tenho que ensinar os meninos todos os dias, acho que é de tanto ensinar eu apredi.rsrsrsrrs

bj

Geovana disse...

Oi Alê,faz bem em ensinar e seguir. Essa história de "faça o que eu digo, não faça o que eu faço" não cola mais. Essa turma está ligada nas ações.

Abraço.

Rita de Cassia disse...

Lá em casa temos um relógio no banheiro. O limite do banho é cinco minutos e o relógio está lá mostrando o tempo. Meu problema mesmo é a louça. Preciso me policiar muito pra não deixar a água correndo quando estou na pia da cozinha.

Ah! O cesto no banheiro não funcionou, a turminha colocava a roupa em cima, problemas com a tampa... você me entende... mas eu acredito que, se o cesto ficar alí na "circulação" eles vão conseguir abrir a tampa do danadinho.
bj bj bj