segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Elições em Salvador

Ontem foi a eleição pra prefeito em todo o Brasil e eu fui voluntária para coordenação de colégio eleitoral. Para ser voluntário é só ir ao TRE do estado e indicar o nome. Eu já fui secretária, mesária e coordenadora e indico a todos que passem por essa experiência. Cada vez que acompanho o processo do TRE e vejo a determinação e seriedade, dou mais valor ao meu voto. Me orgulho de dizer que NUNCA anulei um voto porque, como diz o colega, Nulo e Branco nunca farão nada por mim e eu não poderei cobrar deles a fiscalização e administração da minha cidade, estado, país. Além disso, é gratificante ajudar as pessoas, mesmo que algumas não reconheçam. A agente arruma as salas para os eleitores, sinaliza o colégio, ajuda deficientes e idosos a superarem obstáculos, auxilia pessoas que não sabem onde votam, impede o vandalismo, se responsabiliza pela segurança da informação (durante o processo), efetua o processo de votação, recolhe material de eleição e impede a boca de urna. Claro, tudo isso dividido entre os cargos acima citados.

Para quem quer saber um apanhado geral sobre a eleição na Bahia, vai ao blog Cético e Crítico. Pra quem quer ver mais informações ou ver a lista de candidatos e os correspondentes votos vai ao jornal A Tarde. Adianto que, embora o IBOPE tenha tentado manipular a eleição, mais uma vez a voz do povo falou mais alto e deu segundo turno para João Henrique e Walter Pinheiro. ACM, o neto, o "menino" "grampinho" ficou para trás e teve seu merecido tapa de luva para aprender que vive numa democracia e não numa monarquia ditatorial.

Então até o sesgundo turno. Se você votou nulo ou branco e tem mais uma chance não a desperdice. Exerça seu direito para não perdê-lo.

4 comentários:

Priscilla Paggiaro disse...

Ge, você como sempre dando um show e fazendo seu papel para que a consciência não seja um privilégio de poucos. Acreditar em nosso processo eleitoral é difícil, mas por enquanto o único caminho para conquistar alguma mudança. Pena que nem sempre boas respostas venham nas urnas...

Rita de Cassia disse...

Preparada para o segundo turno? Tô acompanhando seu candidato viu?! Aqui em muinha cidade, Jaboatão dos Guararapes não vamos ter segundo turno. O candidato Elias Gomes ganhou de "virada", quando muitos já davam como certa a vitória de um outro. Mas... ... já começaram os desconfortos, o eleito já está as voltas com denuncias de tentativas de acobertar desvios da atual gestão. O que não chega a ser novidade!
Mas, Viva a democracia! Prefiro assim!
bjs

Geovana disse...

Pri, Rita

Estou preparada pro segundo turno e vou com muita vontade e com fé que Pinheiro ganhe. É questão de simpatia mesmo, gosto dele.

Olha, além de contribuir pra eleição, a gente ganha trabalhando. Ganha folgas e dinheiro pra alimentação. Também é divertido e agente conhece muita gente boa.

As boas respostas não saem das urnas porque não tem bons votos. A gente só vota em famoso, em filho de político e em quem promete favor. Desse jeito não tem como sair nada bom.

Então até o segundo turno.

Grande abraço.

Carla Beatriz disse...

Geovana,

O filme "O Aborto dos Outros" irá passar em Salvador na 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, neste domingo, 12 de outubro:

20h30 – Programa 1 (classificação indicativa: 12 anos)

O aborto dos outros, Carla Gallo (Brasil, 72 min, 2008, doc)

Local: Sala Walter da Silveira
Rua General Labatut, 27 – Barris
Fone: (71) 3116-8100

Beijos