quarta-feira, 18 de junho de 2008

Arigato... Saionara

Tecnologia e japonês parecem ter um imã, por isso tive a oportunidade de ter como amigos alguns descendentes de japonês quando fiz Ciência da Computação. Pessoas extremamente educadas e preocupadas em querer o melhor para os outros. Incapazes de sujar uma rua ou chegar atrasados. Reservados em sua intimidade. Bons alunos, responsáveis. Amigos para todas as horas.

Buscando um pouco mais sobre o centenário Japão-Brasil, encontrei o texto abaixo, de 1912, e vi que, essa minha impressão é verdadeira. O japonês veio ao Brasil para somar, fazer crescer e crescer junto. Eles não têm medo do trabalho honesto e sabem que no passado existe a chave para o futuro. Pensam no amanhã sem desprezar o ontem.

Obrigada à família Kuzuhara (minha amiga Vivi), à família Miura (meu amigo Alex), à família Sakamoto (meu amigo Fausto) e a Cássio. Obrigada por me apresentar a culinária japonesa, me fazer dançar no Bon Odori, me mostrar como se faz um origame e, principalmente, me mostrar que determinadas condutas só nos fazem bem. Parabéns a todos os japoneses e descendentes pelos 100 anos de imigração. Parabéns a todos os asiáticos que vivem no Brasil e suas famílias descendentes.

"A Colonização Japoneza" - carta do Sr. M.O. Gonçalves Pereira, Ministro do Brasil no Japão e na China - publicada no "Jornal do Commercio" do Rio de Janeiro em 05/05/1912

Ele menciona: "E além de todas estas manifestações ... affirmaremos ainda que não existe, em nossa opinião, um povo - e referimo-nos à massa popular - mais comedido, mais trabalhador, mais sobrio, mais disciplinado e em que mais em destaque sobressaiam a consideração e o respeito mutuos do que no Japonez.
É o Japão um paiz admiravel, até pelas suas bellezas naturaes, e em pleno periodo de ascenção. Muito ha que aprender dos Japonezes."

http://www.imigracaojaponesa.com.br/nossahistoriacitacoes.html

Acessem: http://www.imigracaojaponesa.com.br/nossahistoria.html

Um comentário:

Rita de Cassia disse...

Quando era mais nova, me chamavam de japonesa, por causa do cabelo muito liso e preto ou quase...não gostava muito. Acho que o povo Japonês serve de exemplo: disciplina, determinação, organização, etc. Estão de parabéns principalmente por ser um povo muito forte capaz de, como a fenix, renascer das cinzas.
Bjs