sexta-feira, 23 de maio de 2008

O Homem de Ferro

Nome: O Homem de Ferro (Iron Man)
De: Jon Favreau
Estúdio: Marvel
Ano: 2008
Duração: 127 min
Classificação: 12 anos

----------------------

Ontem eu e Rafa assistimos O Homem de Ferro. Na verdade escolhemos o filme devido à total falta de opção, mas até que a surpresa foi boa. Nunca fui muito fã de quadrinhos de heróis, por isso não sei dizer se o filme foi fiel ao quadrinho. O que posso garantir é que, embora lembre muito um desenho animado, o filme tem uma boa carga política e uma crítica sobre a indústria americana de armamentos.

O personagem principal é Tony Stark (Robert Downey Jr.) , um bilionário que herdou do pai uma indústria de armamentos bélicos e que, desde pequeno, demonstrou grande habilidade com a mecânica e a robótica. Tony é um playboy, conquistador e beberrão que acredita estar fazendo um grande benefício em criar armas para defender o mundo dos homens maus. Ele não tem nenhum interesse em saber onde suas armas são realmente usadas, ou seja, pelos próprios "homens maus". Durante a apresentação de uma de suas armas, ele é capturado por terroristas no Afeganistão que o forçam a desenvolver o míssil apresentado. Ao ser atingido por uma arma criada por ele, Stark fica com estilhaços no corpo que podem levá-lo à morte, mas um prisioneiro cria um aparelho que impede os estilhaços de chegarem ao coração, evitando a sua morte. Com a ajuda do prisioneiro, Stark constrói uma super armadura, usando um projeto antigo, e consegue fugir. A partir deste ponto, Stark melhora sua armadura e vive muitas histórias para salvar o mundo de seus próprios inventos. Apesar de solitário, Stark tem 02 grandes amigos: Rhodes (Terrence Howard) e Pepper (Gwyneth Paltrow) e alguns perigosos inimigos como o Monge de Ferro e Obadiah Stane ( Jeff Bridges).

O filme aproveitou o quadrinho para fazer uma boa crítica sobre a indústria armamentícia americana e mostrar que o mesmo que defende a paz é o que favorece a guerra. As falas mostram que por traz da aparente vontade de salvar o mundo, o americano quer mesmo é vender armas, não importando se matará seu próprio povo ou outros inocentes. As cenas são leves e divertidas, o figurino bonito, o cenário perfeito e os efeitos especiais bem elaborados e muito bons de serem vistos. No geral posso dizer que é um filme para adultos de bom humor, adolescentes e jovens.

Algumas fontes complementares:
Boas fotos e histórias sobre o desenho original
http://marvelvc.com.br/Vingadores/HQ_HomemdeFerro.htm

Uma crítica positiva mais de acordo com o que achei sobre o filme
http://www.ubernerd.com.br/blog/?p=1212

Uma crítica negativa, baseada em todos as versões do Homem de Ferro, não apenas no filme
http://noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas/2008/05/13/ult1594u1261.jhtm

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice blog. Thats all.