terça-feira, 1 de abril de 2008

31 de março de 1964, O golpe militar que marcou o Brasil

Não resisti a esse assunto...

Estou fazendo um curso de Direito Constitucional e ontem, meu professor lembrou algo muito importante. Faz apenas 23 anos que deixamos o regime ditatorial. Faz apenas 44 anos que o golpe militar que mais matou e torturou brasileiros ocorreu. Eu passei 10 anos de minha vida na ditadura (felizmente fui bem protegida por meus pais) e vi Tancredo Neves ser eleito e morrer no hospital, enquanto vários brasileiros indagavam se a morte foi mesmo acidental.
Boa história: http://www.unificado.com.br/calendario/03/golpe64.htm
Boas fotos: http://desabafopais.blogspot.com/2007/12/memria-da-ditadura-nem-rede-globo.html

Hoje, graças a todos que lutaram, morrendo ou não, temos uma constituição totalmente voltada para a proteção dos direitos e deveres individuais e coletivos, caracterizando uma sociedade justa e igualitária. Não pensem que isso é bobagem. A constituição nos protege, insistentemente, de qualquer forma de privação de liberdade ou qualquer ato de perseguição ou tortura. Nos dá o direito à vida digna.

Mas, temos um problema: Estamos nos afastando da constituição quando aceitamos passivamente (ou colaborativamente) o tráfico, o contrabando, a pirataria, o aborto, os maus tratos aos presos, as ações racistas, dentre outros delitos e crimes que nos afastam da constituição. Uma vez que nos afastamos, o poder que elegemos,
sentindo-se no direito de se afastar para "solucionar os problemas", pode instituir um novo golpe.

Por isso, temos que conhecer a nossa constituição e fazê-la valer. Primeiro buscando obedecer as normas para depois cobrar o que está escrito e precisa ser colocado em prática. Lembrem-se que "é dando que se recebe". Nós temos um amplo instrumento de defesa, por isso podemos e devemos fazê-lo valer para que não o tire de nós.

3 comentários:

Rita de Cassia disse...

Tenho notado ,que muitas pessoas não querem sair dessa "zona de conforto", que para mim é preguiça. Não reclamam nem se o próprio pé for pisado. As vezes penso que ao longo de alguns pocos anos fomos sendo treinados para essa letargia. Só nesses primeiros quatro mêses do ano o pão aumentou cinco vezes. Os juros não param em subida meteórica. A inflação disfarçada também cresce. E quando agente reclama, dizem: reclamar pra quê? Não vai ter jeito mesmo... Não?! então o que estou fazendo aqui??? Acredito que precisamos voltar ao tempo das aulas de Moral e Cívica e OSPB, pra sabermos que é preciso ter opinião e coragem pra gritar ela para os quatro ventos. Pra ter conhecimento sobre nossas leis e como aplicá-las. Pra conhecer nossos direitos e principalmente nossos deveres, nessa quase terra de cão sem dono.
Pra relaxar do papo brabo. Me empolguei! Passa no meu blog, que tem um mimo pra você.
Beijos
Beijos

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de Plasma, I hope you enjoy. The address is http://tv-de-plasma.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Por que nao:)