segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Como criar um blog utilizando o Blogger

Parece que a mania de blog está, a cada dia, interessando a mais pessoas. Criar um blog no Blogger é algo relativamente simples, principalmente para as pessoas que já tenham afinidade com webmail e orkut, ou seja, ferramentas da internet de inclusão de conteúdo e imagem. É totalmente grátis, então é bom aproveitar. O GOOGLE sempre inova e não nos cobra por isso.

Então vamos aos passos, conforme prometi no comentário:
1. Acesse o site http://www.blogger.com
2. No canto direito tem uma indicação: "Crie um blog em 3 passos simples"
3. Clique na seta laranja logo abaixo desta indicação
4. Você será direcionado para um site do google que cria e gerencia contas de email. É preciso ter ou criar um email do GMAIL para ter um Blogger. Quem tem orkut, com certeza tem uma uma conta no GMAIL, então é só utilizá-la. Quem não tem, é só criar.
5. Tendo ou não conta no GMAIL, preencha os dados solicitados no formulário. Se já tiver conta, coloque seu email e senha do GMAIL nos campos de email. Não se preocupe, o GOOGLE faz a verificação e, se a conta existir, já a recupera.
6. Aceite o termo e clique em continuar
7. Agora vem a parte criativa: Coloque um nome e um endereço bem legal para o seu blog. Pense num nome que não limite muito os seus assuntos. Ex: "meninorude".
8. Clique em continuar
9. Se tudo correu bem até aqui, aparecerá uma página com vários modelos de blog. Escolha o seu de acordo com a personalidade do seu blog.
10. Clique em confirmar.
11. A mensagem de sucesso aparecerá. É só clicar em Iniciar Postagem e escrever o que deseja.
12. Toda vez que quiser incluir uma nova postagem ou alterá-la. É só entrar no site http://www.blogger.com, efetuar o login, logo à direita e acima da tela, e usar o blog como se escrevesse um email para alguém.
13. Viaje por seu editor de blog. Veja em Layout as cores possíveis para alteração, se assim desejar. Para escrever algo, os passos acima já são suficientes.
14. O editor, na aba de Layout, permite criar e retirar elementos de página. Use-os e visualize o blog para ver como fica. É tudo bem simples, só precisa de atenção e vontade de ler as instruções.
15. A aba de configurações permite determinar detalhes sobre comentários, quantidade de artigos por página, etc.
16. A aba postagem permite criar e editar postagens.
15. O endereço que será distribuido aos amigos para que eles vejam seu blog é http://www.NOMEDOBLOG.blogspot.com. Por exemplo: http://www.meninorude.blogspot.com

Lembre-se que o mais importante é não ter medo do novo. Tudo está lá bem escrito, com muitas imagens e e dicas. Leia sempre, tudo com atenção e verá que é muito fácil ter sua página na internet. O melhor de tudo, totalmente grátis como a internet deve ser.

4 comentários:

Lola disse...

Volte sempre, moça!
Parabéns pelo seu blog!
Beijos.

Anônimo disse...

Oh! Que bom Gel! Vou acreditar que atendeu o meu pedido.
Prometo que tentarei fazer um Blog e quando estiver pronto lhe falo.
Estou sem computador no momento, portanto vai demorar um pouquinho.
Só não entendi uma coisa. Tenho um e-mail (hotmail), não serve ele? Terei, obrigatoriamente, que criar um no Google? (desculpe a ignorância!).
Lilika

Alexandre M. Lima disse...

Oi Geo! Tá sumida hein? Nunca mais apareceu lá no meu blog. Esse seu post é de utilidade pública, hehehehe.

Geovana disse...

Oi gente, obrigada pela visita.

Lilika, vc tem que criar uma conta no gmail. Se tem ou teve orkut, sua conta já está criada porque o google padronizou isso. Aguardo seu blog.