sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Timidez

Hoje, durante minha reflexão matinal a caminho do trabalho, lembrei o quanto fui e sou tímida. Na verdade é uma lembrança porque, para quem me conhece, talvez não perceba minha timidez. Sou capaz de chegar em um ambiente e fazer rapidamente amizades, organizar eventos, conversar com clientes e falar em público, mas a minha timidez está lá dentro, lutando para sair.

Durante toda a minha vida ouvi as pessoas dizerem: "- Como você é calada", "-Como ela é quietinha", "- fala alguma coisa, Geovana", "-pára de falar, Geovana (naquele tem irônico)". Essas frases de efeito me deixavam ainda mais tímida e receosa de falar e não ser ouvida. É exatamente esse sentimento: "Será que as pessoas estão interessadas em saber o que penso?". Essa característica vem junto com outra situação: As pessoas parecem mais querer falar do que ouvir.

Diante desse dilema, aprendi a ouvir mais que falar. Dessa maneira absorvi muito conhecimento e aprendi a filtrar o que chegava aos meus ouvidos. Então vem um novo dilema: "-Preciso externar meus pensamentos ou o mundo me engolirá". E foi o que fiz, engoli o mundo antes que ele me engolisse.

Hoje consigo externar meus pensamentos através da escrita ou fala. Chego nos lugares e falo com todos, sinto que querem me ouvir e, mais importante, querem partilhar seus pensamentos comigo. Ainda sei ouvir e gosto, sinceramente, mais de ouvir que de falar. Embora essa característica comunicadora esteja externada, ainda sinto no tom da minha voz, na minha dificuldade em encarar as pessoas e no meu riso envergonhado e vermelho a minha timidez sempre presente e gosto muito dela.

Obs1: Clique no link e veja, cientificamente, o que é timidez.
Obs2: Coloquei um link na foto para que não vissem minha foto em tamanho grande. Taços da minha timidez. ehehe.

5 comentários:

Alexandre M. Lima disse...

Vou contribuir colocando aqui nesse comentário um link para um post do meu blog.
Feliz Ano Novo!!!

Geovana disse...

Não lembrava desse post seu, até comentei exatamente isso nele. Pois é, hoje lembrei desse assunto que atinge a tantos de nós. Abraço.

Rita de Cassia disse...

Todos os dias chego ao escritório um pouco antes das 08:00hs e quando ligo o computador, primeiro tenho que receber os e-mails e depois ... ler seu blog. É sempre bom ler o que você escreve, é bom conhecê-la. Como já disse antes foi muito bom te encontrar. Se fosse fazer (como você) uma retrospectiva você estaria lá. Acho que é porque você me lembra eu ou como já fui.
Também tenho um pouco de timidez, não sei quando ela vai se manifestar mas em algumas situações ... ela aparece e as vezes bem poderosa (quando tenho que falar em público). Ainda bem que ela não é uma constante.
Um felíz 2008
Beijos
Rita

Rita de Cassia disse...

Quando puder dê uma passadinha no http://ponto0wordpress.com/
Lá tem um ótimo comentário sobre 2008.
Beijo
Rita

Geovana disse...

Rita, vc esteve na minha retrospectiva quando escrevi que fiz amigos, ou seja, a recíproca é verdadeira. Beijos.