sexta-feira, 5 de outubro de 2007

O PRETO QUE SATISFAZ

Domingo, meu primo vai bater laje na casa dele. O que deveria ser um trabalho árduo se torna uma festa por causa de um convidado especial: O Feijão! Alguém já pensou sobre a importância do feijão na mesa do brasileiro? Como seria a nossa estrutura sem o tal do feijão? E as nossas reuniões familiares só pra comer uma feijoada?

Esse prato brasileiríssimo é o sustento da nossa gente e nosso motivo de orgulho. Rico em proteína, ferro e sais minerais, o feijão se junta ao arroz, à farinha e ao macarrão pra trazer saúde à nossa mesa. Brasileiro sem feijão vive, mas vive mal. Se tem reunião em família, faz feijão; vai bater uma laje, olha lá o feijão; final de semana entre amigos, só fazendo a feijoada. Até quando o prato principal não é feijão ele está lá, disfarçado: no churrasco, o feijão trop
eiro; na comida mineira, o tutu; no baião de dois, ela lá novamente; na dobradinha, tem que ter feijão. Até japonês faz doce de feijão. O nosso acarajé, tem feijão.

Porque está chegando o final de semana e a feijoada é bem-vinda, fico aqui com água na boca e vontade de comer um bom feijão. Seja ele carioquinha, maravilha, preto, branco, mulatinho, verde, fradinho, não importa; bom mesmo é reunir a família em torno desse prato e aproveitar o dia.

Bom final de semana a todos!

Obs: Nos links tem receita e especificação dos nutrientes.


O PRETO QUE SATISFAZ
(Gonzaguinha)

"Dez entre dez brasileiros preferem feijão
Esse sabor bem Brasil
Verdadeiro fator de união da família
Esse sabor de aventura
Famoso Pretão Maravilha
Faz mais feliz a mamãe, o papai
O filhinho e a filha

Dez entre dez brasileiros elegem feijão
Puro, com pão, com arroz
Com farinha ou com macarrão
Macarrão, macarrão!
E nessas horas esquecem dos seus preconceitos
Gritam que esse crioulo
É um velho amigo do peito

Feijão tem gosto de festa
É melhor e mal não faz
Ontem, hoje, sempre
Feijão, feijão, feijão
O preto que satisfaz!..."

Nenhum comentário: