terça-feira, 18 de setembro de 2007

Você já foi à Bahia Nega? Não, então vá!

A primavera está chegando e o relógio biológico das minhas fofuchas faz elas acordarem cada dia mais cedo. Hoje me acordaram 5:30AM. No início fiquei meio chateada, mas resolvi aproveitar o dia, troquei a roupa e fui passear na quadra com elas.

Dizem que animal não raciocina, mas elas têm toda razão em querer aproveitar uma linda manhã de sol. Vivo numa terra privilegiada, onde o sol brilha praticamente o ano todo. Essa época é um sol fraco com um ventinho frio, muito agradável.

Após o sol da manhã algumas músicas vieram à minha mente:
" Você já foi à Bahia nega? Não, então vá!"
" Quem quiser vatapá, que procure fazer.
Primeiro o fubá, depois o dendê..."
" Passar a tarde em Itapuã, ao sol que arte em Itapuã, ouvindo o mar de Itapuã, falar de amor em Itapuã..."

Numa associação de idéias, lembrei do blog do meu amigo Alexandre, Cético e Crítico, onde ele indicou a eleição da Band News para saber as 07 maravilhas da Bahia. Eu fui lá e votei, mas assim como é impossível escolher apenas 07 maravilhas no mundo, é impossível escolher apenas 07 maravilhas na Bahia.

Rapidamente lembrei de muitas maravilhas: Os escritores de romances e poesias, os cantores e compositores, a comida baiana, a miscigenação de raça e religião,a capoeira, as festas de largo, o artesanato, as praias e seu cheirinho de mar exclusivo daqui, a arquitetura antiga do pelourinho associada à modernidade da avenida Tancredo Neves, as 365 igrejas, a vista de Morro de S. Paulo, o mergulho em Ponta de Nossa Senhora, Itacaré e outras praias do Sul, Abrolhos, A Chapada Diamantina, o Litoral Norte e as tartarugas marinhas, a tarde em Itapuã, o por-do-sol em Umaitá, a caminhada no Parque de Pituaçú, as cidades históricas do recôncavo... e tantas, tantas maravilhas que estão aqui totalmente de graça para todos que queiram visitar.

A Bahia é linda e vive de braços abertos para todos os turistas e baianos. Um lugar que agrupa luxo e simplicidade e tem espaço para todos. E você, já foi à Bahia? Se não foi, então vá!


"Tudo isso na Bahia
Faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito
Que nenhuma terra tem"
(Você já foi à Bahia? - Dorival Caymmi)


Fotos: http://www.psg.com/~walter/ne.html

4 comentários:

Rita de Cassia disse...

Eu já fui a Bahia. Foi num feriado da paixão e há muitos anos. Antes me recomendaram cuidado: com o lixo e com o excesso de negros. Foi assim mesmo que me falaram. Bem fui com os olhos de turista. Amei, digo a todos. Não ví o lixo das ruas, estava tudo limpo. Talvez por causa do feriado, ou porque trabalho em Recife/PE e de lixo eu entendo convivo tanto com ele que já nem estranho sua presença... e os negros? bem nem ví tantos assim ou ví, principalmente em mim que não chego a ter a cor negra mas em compensação tenho o sangue negro africano, branco português e índio brasileiro, viu a mistura que deu né? Só não gostei foi do "pré"conceito de algumas pessoas daqui com os Baianos. Adorei Salvador, suas praias, o pelourinho, a lagoa do Abaeté, o Elevador Lacerda (que não usei porque estava em manutenção, parece, sei lá), o acarajé (MARAVILHOSO!!!!!!!!!), a igreja do Bomfim... ... Foi tudo lindo! Parabéns pela sua Cidade.
Ah! obrigada pela dica do porta-velas.
Beijos
Rita

Geovana disse...

O lixo existe, mas já foi pior, felizmente! Se as pessoas soubessem o quanto os negros contribuiram e contribuem para o crescimento no Brasil, agradeceriam a eles por isso. A maiorias das belezas da Bahia foram trazidas ou construídas por eles e são esses mesmos negros que servem os turistas por aqui. Fico feliz que tenha gostado e espero que volte.

Alexandre M. Lima disse...

Só uma ressalva: a eleição é para as 7 maravilhas de SALVADOR e não da Bahia toda.
Com relação ao comentário anterior da leitora do blog, Salvador é a cidade sul-americana mais negra fora da África e aqui somos todos negros de certa forma, apesar da cor branca em alguns indivíduos. Quem fez esse tipo de comentário para você, antes da sua viagem, não sabe nem a sua própria origem étnica (afinal o Brasil é uma mistura de raças) e não deve ter a sua opinião levada a sério.

Geovana disse...

Então fica aí a dica de Alexandre. São as 07 maravilhas de Salvador e ainda assim é difícil escolher apenas 07. Entrem e votem também.