segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Chamar de seu


Falar que o blog "Lá em Casa" e "Cheiro de Mato" são bons, não é nenhuma novidade, mas é certo que hoje encontrei um dos melhores posts Lá em Casa - "Manta de crochê". Simone me fez pensar sobre algo importante: Estamos sentindo nescessidade de resgatar nossa cultura. Com essa luta da mulher pela independência e igualdade social, abdicamos das tarefas singelas e belas como bordado, crochê, tricô, costura, retalhos, pinturas e tantas outras prendas que nossas mães e avós sabem e têm tanto orgulho. As "mulheres modernas" começaram a dizer que eram coisas cafonas. Trocaram seus artesanatos por objetos geométricos, suas plantas por vasos vazios, suas cortinas por persianas plásticas...acreditaram que luxo era exibir eletrodomésticos de última geração, móveis feitos sob medida e tomando toda a parede, tapetes importados e quadros abstratos. Os anos vão passando e sentimos a necessidade de resgatar nosso lado feminino. Sabemos que somos mulheres independentes, mas ainda queremos cuidar da casa e vê-la enfeitada como fazem nossas mães. Queremos expor aquele vasinho que trouxemos de uma viagem tão querida, aquela coleção de pesos de papel ou de pedrinhas, as fotos da família... Sentimos necessidade de pintar nossas paredes, pendurar quadros, arrumar nossa cozinha. Tudo isso vem com grandes dilemas: não sabemos fazer nada disso, "não temos tempo" para aprender e não sabemos ainda se podemos ou não admitir nossa "breguice". Então vem um tal blog, Lá em Casa, e futuca nossa intimidade. Nos força a buscar nossos baús, conversar com nossa mãe e nossa avó, aprender a fazer crochê, bordado ou mesmo reaproveitar algo jogado no canto da casa. Eu sempre reaproveitei muita coisa em casa, mas não sabia que eu estava tão "na moda". Meninos e meninas que lê esse post! Estou lançando uma campanha: Cada um irá procurar algo em casa pra "chamar de seu". Reforme um móvel, faça uma almofada de crochê ou de retalhos, pinte uma parede e depois conte para nós aqui. Se já fez, conte-nos. Prometo que até segunda-feira, o "meu" estará exibido aqui.
Site para inspirar: http://www.losartesanos.com/brasil/bigueliu/reciclagem.htm
Esse aqui é muito fácil: http://www.ftd.com.br//vaicomecarabrincadeira/ImagensFestDatComemorativas/FestasDatasComemorativas_PortaTudo01.htm


(Amanhã não tem post, por isso esse vai aí de brinde, bem no finalzinho da tarde)

4 comentários:

Thaís disse...

Muito bacana a campanha, Geo. Tenho algumas criações próprias: panos de prato com ponto de cruz (que aprendi com a minha avó), colares de miçanga (que garimpo na 25 de Março, aqui em São Paulo) e os vasos customizados (que sempre mostro no 'Cheiro de Mato'). Vou ver se consigo aumentar a minha lista e te aviso. bjs, Thaís Lauton

Cristiano Santarém disse...

Geo... Quero te parabenizar pelo seu belíssimo blog... Vc continua talentosa e dedicada, como nos velhos tempos. Como vão as coisas por aí? Um grande abraço do seu amigo.

Geo disse...

Obrigada Cris, obrigada Thais. Também já fiz colar de miçanga, texturizei parade, pintei móveis. Só não sei fazer bordado, crochê ou tricô, acho lindo quem faz. Abraço.

Simone Quintas disse...

Geovana, você é uma querida mesmo. Mais uma vez, obrigada pelo carinho e homenagem. Beijos, Simone Quintas